Informação sustentável para uma vida mais consciente

Informação sustentável para uma vida mais consciente

Vamos Mudar

Dicas e guias para fazer diferente
Karolina Grabowska
121502762_1786925418126080_4155832886780902380_n

.

Fair News

Os plásticos estão a afetar os ecossistemas e sabemos que é necessário agir. Mesmo que não alterando todos os comportamentos de um dia para o outro, pode dar-se um passo de cada vez. Será fundamental fazer mudanças e ser firmes nas opções que tomamos

  1. Não usar copos descartáveis
    Chávenas de louça ou copos de vidro são os mais comuns em nossa casa. Porque não levá-los também para o emprego ou para a rua? O alumínio é uma boa alternativa como material – e a melhor opção para as garrafas reutilizáveis.
  1. Não comprar com sacos de plástico
    Andar sempre com um saco reutilizável na mala e usá-lo sempre que se vai às compras não custa. Nos supermercados, deve optar-se por escolher as frutas e os vegetais que não vêm embalados. Nos mercados locais, existem várias alternativas ao plástico, como embalagens de papel e materiais compostáveis. E nada como ir ao pão com o nosso próprio saco de pano, como faziam os nossos avós.
  1. Evitar as palhinhas de plástico
    As palhinhas são um dos flagelos dos oceanos. Partem-se em micro partículas e ameaçam as espécies marinhas e os recifes de corais. Em casa ou na rua, o melhor mesmo é beber sem usar palhinha. Existem, contudo, alternativas ao plástico, portáteis e reutilizáveis: palhinhas de bambu ou de alumínio.
  1. Acabar com os sacos do lixo
    Existem sacos do lixo compostáveis e biodegradáveis, mas também é possível usar um caixote do lixo sem saco e lavá-lo depois de despejado. Fazer compostagem do lixo é, ainda, uma alternativa e o que resta pode colocar-se num contentor de vidro facilmente lavável.
  1. Preferir embrulhos sustentáveis
    Em vez de película aderente para embrulhar sobras de comida ou sacos com fecho para transportar refeições, podemos optar por sacos de tecido, embrulhos de cera ou outros materiais reutilizáveis.
  1. Optar por produtos de higiene sólidos
    Já existem no mercado muitas marcas com produtos de higiene sólidos, sem embalagens de plástico: sabonetes, desodorizantes, champôs, dentífricos.