Informação sustentável para uma vida mais consciente

Informação sustentável para uma vida mais consciente

HISTÓRIAS QUE NOS INSPIRAM

Marcas, pessoas, projetos e objetos
DA'KI

Sofia Dezoito Fonseca

Fair News

Com mais de nove anos de experiência, a DA’KI é uma marca de sabonetes artesanais feita com amor e dedicação pelas mãos da sua fundadora, a artesã-designer Francisca. É ela que se dedica de alma e coração a fazer cada um destes quadradinhos perfumados, elaborados de forma tradicional e com ingredientes naturais da região do Fundão.

A DA’KI utiliza na composição dos seus produtos principalmente matérias-primas como o mel e a cera de abelha, a alfazema e o alecrim da Serra da Gardunha. Por detrás da marca, existe uma grande preocupação em ter produtos de grande qualidade, fiéis às raízes portuguesas. “Para nós, a possibilidade que damos de consumir “o que é nosso” é uma das grandes mais valias para o nosso produto”, conta Francisca à Fair News.

A autenticidade da saboaria nacional

A aposta na qualidade e a proximidade com o outro, fazem do DA’KI um projeto de pessoas para pessoas, em que os rostos se conhecem. “Começámos a nossa caminhada com esperança em crescer cada dia mais, sempre com ideia clara dos objetivos que defendemos: comércio justo, produção nacional, com atenção aos pormenores mais subtis”, explica-nos a fundadora deste projeto incrível.

A marca vende essencialmente os seus produtos através da loja-atelier sediada no Fundão, na loja online e agora também no Marketplace da Fair Bazaar. Além disso, existem também projetos em parceria com locais de turismo que se preocupam com a sustentabilidade e autenticidade do conceito da saboaria nacional.

A DA’KI é um projeto com quase uma década, que se especificou, essencialmente, na produção de sabão de azeite. No futuro, o objetivo da marca é chegar a mais consumidores, continuando a apoiar os produtores locais, e os artistas nacionais, com quem tem feito algumas parcerias. Está também “na calha” a criação de novos produtos, tanto na área das velas aromáticas, como na área capilar que tem vindo a ter cada vez mais procura (champôs sólidos).

Breve biografia da Francisca, fundadora da marca

Francisca tem 33 anos, dois filhos pequenos, é designer gráfica de formação (e profissão). Desde sempre teve curiosidade por cheiros, mas também pela questão ambiental. De repente, estava a unir ambas sem perceber que este era o projeto-paixão da sua vida.

É de Coimbra, mas vive no Fundão há 15 anos. Estudou nas Caldas da Rainha e no Brasil. Adora viajar, ler e ouvir boa música.

Acompanhe a marca AQUI.