Informação sustentável para uma vida mais consciente

Informação sustentável para uma vida mais consciente

vamos mudar

Dicas e guias para fazer diferente
Sociedade Ponto Verde
IMG_6066 (2)

Sofia Dezoito Fonseca

Fair News

A participação ativa de todos nós no processo de reciclagem começa em casa com a separação das embalagens usadas por tipo de material: plástico e metal, papel e cartão e vidro.

Dicas para melhor reciclar:

– Esvaziar bem as embalagens para evitar que contaminem o material já depositado.

– Espalmar as embalagens sempre que possível. Desta forma, para além de ocuparem menos espaço em casa e diminuírem o número de deslocações ao ecoponto, também se reduz o volume que vão ocupar no contentor diminuindo os custos e a poluição provocada pelo transporte e armazenamento desses materiais.

– Colocar os objetos no ecoponto um a um, e não em sacos fechados com que transporta os materiais para o ecoponto. Desta forma facilita a separação que se efetua de seguida na Estação de Triagem.

– Pode também passar por água algumas embalagens para evitar maus cheiros.

– Como última sugestão, deposite no Ecoponto Amarelo o saco que usou para transportar as embalagens usadas.

 

Sabia que no ecoponto devem ser colocadas apenas embalagens?

Ecoponto Amarelo: Latas de bebidas, latas de conserva, pacotes de leite e bebidas, iogurtes, aerossóis vazios, tabuleiros de alumínio, garrafas, garrafões e frascos de plástico, sacos de plástico e esferovite limpa.

Não colocar: Embalagens de produtos tóxicos ou perigosos; eletrodomésticos; pilhas e baterias; objetos que não sejam embalagens, por ex.: tachos e panelas, talheres, ferramentas, etc.

Ecoponto azul: Embalagens de papel e cartão. Apesar de não serem embalagens também deverá colocar jornais, revistas e papel de escrita e impressão.

Não colocar: Embalagens de cartão com gordura, sacos de cimento, embalagens de produtos químicos, papel de alumínio, papel autocolante, fotografias, fraldas, papel absorvente por ex.: papel de cozinha, guardanapos e lenços de papel.

Ecoponto verde: Garrafas, frascos e boiões de vidro.

Não colocar: Loiças e cerâmicas (copos, pratos, chávenas, etc), janelas, espelhos, vidraças, lâmpadas e materiais de construção civil.

Nota importante: 
Antes de colocadas no ecoponto, as embalagens devem ser sempre bem escorridas e espalmadas para reduzir o espaço que ocupam quer em casa quer no ecoponto.

Deverá respeitar as regras de deposição indicadas pelo seu Sistema Municipal/Autarquia.