Informação sustentável para uma vida mais consciente

Informação sustentável para uma vida mais consciente

VAMOS MUDAR

Dicas e guias para fazer diferente
Anete Lūsiņa - Unsplash

Sofia Dezoito Fonseca

Fair News

As temperaturas altas convidam-nos a fazer as malas, nem que seja para um ou dois dias (assim nos permita esta pandemia!). A ideia de fugir da rotina, mesmo que por pouco tempo e mesmo que para perto, alegra-nos o coração e a alma – pelo menos até à hora de fazermos a mala. Essa tarefa, por vezes hercúlea, é para muitos aquele calcanhar de Aquiles que dá um sabor agridoce a qualquer tipo de férias ou mini-férias.

Na corrente de uma vida mais simples, mais minimalista e com recurso apenas ao que nos faz mesmo falta, deixamos algumas dicas fáceis de implementar e que podem ajudar na hora de fazer a sua mala de viagem de forma mais eficiente (e consciente!):

– Vamos ser práticos. Ir de férias é fugir à rotina, certo? Então vamos descomplicar a nossa vida durante esse período. Roupa prática também pode ser uma ótima escolha para uma versão “arranjadinha”, se bem conjugada com acessórios que possam trazer um tom mais cuidado.

– Fazer contas: ou seja, levar em proporção com os dias que vamos passar fora. Se são 7 dias levar, por exemplo: 4 t-shirts, 2 pares de calções, 3 vestidos, 1 camisola, 1 casaco, 1 par de calças, 2 fatos-de-banho/biquínis. E isto já é uma lista simpática e perfeitamente possível.

– Visualizar: antes de fazer a mala propriamente dita, experimentar começar a organizar tudo em cima da cama ou de uma mesa. Assim será mais fácil coordenar as coisas e mais rapidamente nos questionamos sobre a necessidade de levar isto ou aquilo.

– Guardar espaço: no regresso a mala parece que fica mais pequena (acontece com muita frequência, verdade?). O cuidado a fazer a mala na volta não é o mesmo e a roupa suja pode acumular mais espaço. Por isso, guardar um bocadinho de espaço para esse pormenor, mais tarde terá ainda mais valor. Ninguém merece ter um ataque de nervos mesmo no fim das férias.

– Cair na real: as dicas que vemos habitualmente mostram malas bonitas e bem arrumadas, mas onde será que nessas “malas instagramáveis” vão os sapatos, os cremes, os secadores, as escovas, os champôs, e por aí fora? Sendo difícil que todas essas coisas coabitem na mesma mala de viagem, aconselhamos um necessaire que encaixa depois no topo da mala e, caso não consiga enfiar os sapatos na mala, utilize um saco de pano para esse efeito.

Como menos na bagagem vai usufruir muito mais da sua viagem.