Informação sustentável para uma vida mais consciente

Informação sustentável para uma vida mais consciente

uma conversa com

Entrevista sem pressa
Credito da imagem

Sofia Dezoito Fonseca

Fair News

Mafalda Sena tem 31 anos e é natural de Almada. Arquiteta de profissão, é através das redes sociais que tem divulgado a sua paixão pelo exercício físico e pela alimentação equilibrada e saudável.

A sua página de Instagram conta com mais de 98k de seguidores e é aqui que partilha um pouco do seu estilo vida, que nem sempre foi assim tão ativo e saudável. Em criança, Mafalda tinha algum peso a mais e sofreu com isso, o que a levou a este caminho de procura por ums dieta equilibrada e que durasse a vida toda. É talvez por isso que as pessoas se reconhecem no seu trabalho, pelo exemplo e persistência e, sobretudo, pela força de vontade que a levou até onde está hoje.

 

Começaste por partilhar o teu estilo de vida saudável nas redes sociais. Alguma vez pensaste que ias ter este impacto real na vida das pessoas? 

Nunca pensei que iria ter este impacto, mas fico muito feliz por conseguir ajudar nem que seja uma pessoa apenas. Quem me dera ter tido uma pessoa a ajudar-me assim mais cedo. Mostrar como se pode descomplicar tudo o que envolve a alimentação saudável e o exercício físico facilita muito. 

 

Na tua opinião, o que leva as pessoas a identificarem-se contigo?

Acho que se identificam por não ser fundamentalista e ser equilibrada entre o estilo de vida e viver em comunidade, vida social, etc. 

 

A tua alimentação procura ser saudável sem ser fundamentalista. Onde procuras inspiração para as tuas receitas? 

Instagram, Pinterest, blogues internacionais, misturar várias receitas, receitas tradicionais de família, com a utilização de outros ingredientes mais saudáveis. 

 

Praticas muito exercício físico e ultimamente também descobriste o Yoga. Esta prática veio complementar o teu estilo de vida? 

Sim, percebi o quão importante é alongarmos. Mais importante para quem usa força e cargas nos treinos, os músculos começam a ficar encurtados e com menos flexibilidade… E ajuda na mente também, claro!

 

És fã de alimentos biológicos e da época. Que outros hábitos sustentáveis já implementas no teu dia a dia?

Reaproveito muitas vezes as sobras e faço novas receitas. Utilizo o vapor quando cozinho arroz para cozinhar hortaliças e legumes. Reaproveito a água usada para cozer vegetais, que tem diversos nutrientes, para caldos de legumes caseiros. 

 

És uma pessoa cheia de energia! Qual a tua maior motivação? Também tens daqueles dias em que só te apetece ficar no sofá?

Não pensar, ajuda muito! Há rotinas que temos e fazemos sem pensar, levantar da cama, lavar os dentes… e treinar é quase isso. Depois sei que me vou sentir melhor ainda, por isso faço com gosto. Quando só me apetece ficar no sofá, tento arranjar companhia, mesmo online, uma amiga por exemplo para me motivar também! 

 

Ultimamente desenvolveste a tua marca de tisanas que tem sido um sucesso enorme. Que outros projetos podemos esperar para breve? 

Há alguns projetos ainda a “cozinhar”! Alguns deles não posso revelar para já, mas um livro com as melhores receitas podem contar, de certeza, para este ano.

 

Uma das receitas senasaudáveis mais conhecidas:

“Uma das minhas receitas mais conhecidas por ser super prática, saudável, sem farinhas e low carb!”

Ingredientes:

– 1 ovo grande ou 2 pequenos

– 1 c.sopa de sementes de cânhamo

– 1 c.sopa de linhaça moída

– 1 c.sobremesa de psyllium (fundamental para ficar fofinho)

– Pitada de sal

Preparação:

Misturar todos os ingredientes numa taça. De seguida coloca-los numa tigela de vidro e levar ao microondas 01.30 minutos ou 02.00 minutos. Podem experimentar fazer numa frigideira (tapada) para crescer.

Sugestão de recheio: Usar sementes de abóbora como topping, mas é opcional, queijo de cabra fatiado ou pasta de abacate/manteiga de frutos secos, ou manteiga ghee.

Desfrutem!

https://www.instagram.com/senasaudaveis/