Informação sustentável para uma vida mais consciente

Informação sustentável para uma vida mais consciente

UMA CONVERSA COM

Entrevista sem pressa
Margarida Marques de Almeida

Sofia Dezoito Fonseca

Fair News

1. Empresária, blogger, mulher, mãe, entre muitas outras coisas. Como é que consegues ter tempo para todas estas tarefas?
Nunca temos tempo para tudo, é uma balança que desequilibra sempre para algum lado. Tento não abdicar de tempo com a família, mas também me dá muito prazer o meu trabalho, por isso, tento acordar cedo diariamente para conseguir dar atenção à grande maioria das tarefas, com consciência de que não consigo fazer tudo.

2. Criaste a OH, MONDAY!, marca de roupa feita à mão, em Portugal. Conta-nos um pouco sobre este teu projeto.
A OH, MONDAY! estava na minha cabeça há alguns anos e decidi em 2020, finalmente, dar-lhe vida. O meu objetivo era criar uma marca que transmitisse tudo aquilo que acredito: compras conscientes, peças versáteis e de qualidade e que ficassem nas nossas vidas durante muito tempo, mas gostava que a OH, MONDAY! fosse mais do que mais uma marca de roupa. Quero transmitir uma onda de positivismo a todas as mulheres e inspirá-las a ser melhores todos os dias, nas suas vidas pessoais e profissionais. Fazer com que as mulheres passem a gostar das segundas-feiras é também fazer com que encarem a vida com mais entusiasmo, sem se deixar ir abaixo pelos contratempos. Desbloquear essas crenças que nos foram impostas pela sociedade e viver uma vida mais leve.

3. Além dos cuidados por detrás da filosofia da OH, MONDAY! (materiais nobres utilizados, qualidade e durabilidade das peças, etc), que outras preocupações para um mundo mais sustentável aplicas na tua vida?
Acho que a maioria das preocupações que tenho são as que a grande maioria das pessoas também tem (assim o espero) como fazer compras ponderadas e conscientes, fazer a separação do lixo em casa, etc. Quando compramos algo de determinada marca, estamos a validar todas as práticas que essa empresa leva a cabo, as boas e as más e prefiro, cada vez mais, apoiar as empresas que têm maior preocupação com o futuro da comunidade.
Não sou fundamentalista em nada na vida, mas acredito que vamos ganhando consciência ao longo dos anos e a sustentabilidade é, sem dúvida, uma das áreas que tem ganho cada vez mais palco nos últimos anos.

4. O facto de seres mãe contribui também para teres uma vida mais sustentável e equilibrada?
Acho que desde que somos mães, pensamos mais em como será o mundo para os nossos filhos daqui a uns anos e temos maior preocupação com a pegada que vamos deixar, a todos os níveis. Acredito também que a educação é feita pelo exemplo.

5. Que hábito sustentável ainda não implementas e gostarias de poder vir a implementar?
Gostava de desenvolver um projeto social. Para mim a sustentabilidade social tem um papel fundamental e hoje em dia quando se fala em sustentabilidade, pensamos automaticamente no ambiente, mas vai muito além disso.

6. Inspiras muitas mulheres, quer através do teu blog, quer através da tua marca de roupa. E a ti, quem é que te traz inspiração?
A inspiração pode vir de todo o lado, desde que treinemos o nosso olhar para retirar aquilo que estamos à procura. Inspiro-me muito noutros empreendedores, das mais diversas áreas e estudar sobre negócios completamente distintos do meu ajuda-me a trabalhar na diferenciação daquilo que apresento. Sou muito curiosa e a leitura é, sem dúvida, uma das minhas maiores fontes de inspiração.

7. Que novidades podemos esperar da Margarida para os próximos tempos?
Tenho alguns projetos, mas acho que ainda não é altura de os partilhar… mas em breve vou lançar um perfume da OH, MONDAY!, um aroma exclusivo, desenvolvido especificamente para a marca, o resultado de alguns meses de trabalho e era algo que queria ter na marca desde o início.

 

Siga o trabalho da Margarida AQUI.