Informação sustentável para uma vida mais consciente

Informação sustentável para uma vida mais consciente

HISTÓRIAS QUE NOS INSPIRAM

Marcas, pessoas, projetos e objetos
NAE Vegan Shoes

Sofia Dezoito Fonseca

Fair News

Foi em 2008 que nasceu a NAE, partindo da ideia de que seria possível adaptar os princípios do veganismo à indústria do calçado. Treze anos depois a resposta é clara: foi possível fazê-lo e com grande êxito.
NAE significa “No Animal Exploitation” (Não à Exploração Animal) e o nome transmite a missão por detrás da marca: propor uma alternativa amiga dos animais e contra a exploração humana. Os sapatos e acessórios da NAE são 100% vegan, feitos unicamente a partir de materiais sintéticos, reciclados e naturais.

Uma marca feita com amor
Esta é daquelas marcas onde não há margem para dúvidas: há um casamento perfeito entre os valores e o produto final. São sapatos feitos à mão, maioritariamente em Portugal, e com todo o amor e dedicação. As matérias-primas são diversas e cuidadosamente selecionadas e algumas delas já são imagem de marca da NAE, como é o caso da cortiça bordada.

Também a própria origem da marca nasceu de um casamento: o dos seus fundadores. Paula e Alez Perez são ambos formados em matemática aplicada, mas a veia do empreendedorismo e a vontade de fazer um negócio de acordo com os seus valores pessoais acabou por falar mais alto.

Hoje a NAE é já uma referência no setor do calçado, não só em Portugal mas também além fronteiras. O canal de vendas principal continua a ser o online, tanto em loja da marca como em marketplaces conhecidos, o que desde o início contribuiu para a expansão deste negócio.

O futuro em tempos de Covid-19

Com a chegada da pandemia, também a marca tem vivido grandes desafios: “tivemos de encerrar as nossas lojas físicas, mas as vendas online aumentaram significativamente o que nos permitiu compensar de alguma forma”, contam-nos os seus fundadores. 

O futuro passa inevitavelmente pelo crescimento da marca, não só através da introdução de novos produtos no mercado, mas também através do melhoramento da experiência de compra online. “Pretendemos melhorar a experiência do consumidor, o processo logístico, o suporte pós-venda… Enfim, no fundo melhorar todas as etapas que envolvem uma compra online, desde que o cliente descobre a nossa marca até que recebe o produto em casa”, explica Paula.

Outro desafio são as vendas B2B, que infelizmente graças à Covid-19 foram as mais prejudicadas. “A pandemia prejudicou muito o setor e estamos à procura de estratégias para minimizar o impacto, tanto quanto possível, junto dos nossos clientes. Não basta vender-lhes o produto, temos de trabalhar em conjunto e encontrar estratégias para voltar a estar no ponto onde esta pandemia nos apanhou. E a partir daí, crescer!”, conclui Paula.

Os 3 Pilares da NAE

A NAE é assente em 3 pilares: Animais, Planeta e Pessoas.

Animais porque foi o veganismo que motivou a criação da marca.

Planeta porque tem um compromisso perante a ética sustentável dos seus fundadores. A responsabilidade ecológica da NAE não se traduza apenas na conduta ambiental das fábricas onde produz, mas também na seleção ponderada dos seus fornecedores e materiais.

A NAE tem atualmente materiais com níveis de sustentabilidade diferentes, como o piñatex, algodão orgânico, cortiça, PET reciclado e o couro vegan.

Pessoas porque as relações profissionais estabelecidas com empresas, fornecedores e parceiros privilegiam a ética laboral e valorizam os seus colaboradores. Os produtos da marca são manufaturados em quatro fábricas no norte de Portugal e duas fábricas em Espanha, com as quais é mantido um contacto permanente. Tanto as seis fábricas como os espaços laborais associados à NAE Vegan Shoes são regidos por um protocolo de Higiene, Segurança e Saúde no trabalho e um Código de Ética e Conduta. As práticas de trabalho juvenil e contratação de menores de 18 anos não são permitidas nos estabelecimentos ao abrigo da NAE e nas fábricas onde produzimos. A igualdade de género é promovida em todos os espaços laborais da NAE, através do incentivo ao respeito mútuo entre todos os seus colaboradores.

Saiba mais sobre a NAE Vegan Shoes AQUI.