Informação sustentável para uma vida mais consciente

Informação sustentável para uma vida mais consciente

UMA CONVERSA COM

Entrevista sem pressa
Vanessa Ribeiro

Sofia Dezoito Fonseca

Fair News

Vanessa Ribeiro, 36 anos, é auxiliar de ação educativa e adora criar coisas novas a partir do que já existe – apenas com as suas próprias mãos. O chamado Do It Yourself (DIY), não é mais do que os tradicionais “trabalhos manuais”, agora com um toque mais sofisticado e sustentável.

De onde surgiu a paixão pela decoração?

Acho que não há um momento certo ou algo que me lembre que possa dizer foi desde aqui ou foi porque… a paixão pela decoração sempre existiu mas obviamente vai crescendo quando temos a nossa própria casa e queremos fazer dela o nosso reflexo, e assim foi, a minha casa é uma casa antiga mas totalmente remodelada e modernizada por nós.

Além da decoração de espaços também se dedica a trabalhos de DIY. As duas áreas acabam por estar relacionadas?

Sem dúvida que sim, ate porque na decoração de um espaço muitas das coisas existentes podem ser reaproveitadas, aliás eu digo sempre que eu sou a prova de que um espaço se pode remodelar sem gastar muito… quando nos mudámos para esta casa não estávamos numa fase muito boa e trouxemos os moveis todos que tínhamos mas que já eram moveis completamente datados, então foi ai que comecei a transformar tudo o que tinha.

Existe um pouco a ideia de que a decoração de um espaço pode ser dispendiosa, mas a Vanessa mostra que não tem de ser assim. Que conselhos pode dar para baixar os custos e ter na mesma uma divisão bonita e moderna?

Ora aí está um pouco da resposta anterior, remodelar, é o segredo! Quantas vezes não ouvimos, “ah, mas o que faço a estes móveis, ainda estão bons!”, eu começo sempre pela opção de remodelar, só depois optar por comprar. Obviamente que se o espaço precisar de obras estruturais terá sempre que se gastar dinheiro, mas será sempre um investimento a ponderar dentro da possibilidade de cada um. Outra coisa que muda totalmente o espaço é a decoração, mudar apenas a decoração dos espaços muda totalmente um ambiente, eu dou imensos exemplos disso no meu Instagram. A simplicidade numa decoração traz a leveza e luz necessária à maioria dos espaços.

A época de Natal é uma das que envolve mais gastos. Como podemos, nas nossas casas, ter um Natal mais acessível para a carteira e também ambientalmente mais sustentável?

Mais uma vez reaproveitar! E hoje em dia já se vê tanto, mas tanto DIY pela internet fora. Nunca fui uma pessoa que gostasse de gastar muito dinheiro, ou melhor, custa-me gastar muito dinheiro em certas coisas e os artigos de decoração de Natal são um pouco caros e depois quando olho para as coisas e penso “caramba eu consigo fazer isto…” ai então já nem gasto um tostão, vou para casa e ponho mãos a obra… enfeites para a arvore de natal, coroas para a porta, tudo é uma possibilidade! E incluir as crianças nisto dá sempre outro gozo.

Que ideias de presentes DIY nos pode dar?

Os melhores presentes são sempre aqueles que incluam crianças, principalmente quando são para os avós ou padrinhos, molduras feitas com paus apanhados no campo, base para quentes feitos com rolhas de cortiça, enfeites para a arvore de Natal com massa de modelar… há tantas possibilidades! Acho realmente que esta é a melhor altura para se por mãos à obra.

A sua página de Instagram já é uma referência nesta área. Sente que é uma grande responsabilidade?

Não, sinto sim que é um enorme prazer!

Que projetos futuros podemos esperar por parte da Vanessa?

Só há uma coisa que me faz não conseguir fazer mais, é a falta de tempo, e quando isso me acontece sinto-me realmente em baixo… preciso de inventar, de por mãos a obra, digo muitas vezes que o meu ioga ou a minha meditação é um bom DIY… neste momento estou assim, sem tempo, e tenho tido imensa necessidade de por tudo o que está na minha cabeça em papel para depois conseguir executar, sim porque me acontece muitas vezes começar  a ter várias ideias na cabeça e sentir uma necessidade enorme de as por cá para fora.

Neste momento, parece loucura, mas acabei de por em papel, uma cornija para a lareira, uma espécie de prateleira mas que acaba por ser uma “caixa oca” que serve como decoração claro, que quero fazer com placas de chão flutuante. Eu disse que parecia loucura!!!

Siga o trabalho de Vanessa Ribeiroa AQUI