Informação sustentável para uma vida mais consciente

Informação sustentável para uma vida mais consciente

PENSO, LOGO SOU SUSTENTÁVEL

A opinião de quem sabe: Mafalda Rodrigues de Almeida
Foto de picjumbo.com no Pexels

Mafalda Rodrigues de Almeida

Nutricionista

Nesta época do Natal existe um stress eminente associado às compras que temos que fazer, ás festas que temos que organizar, às viagens em família, ao trânsito, aos jantares de amigos e empresas e à concentração de multidões onde quer que vamos. Para evitarmos que este estado de ansiedade tome conta de nós e nos faça engordar existem alguns alimentos que podemos evitar:

  • Alimentos ricos em gordura. Por terem uma digestão muito lenta estes alimentos deixam-nos pesados e com uma sensação de mau estar. O estômago tem que trabalhar muito mais para os digerir e, quando consumidos à noite, a manhã flui de uma forma muito mais lenta e pesada o que nos deixa mais impacientes e menos bem-dispostos.
  • Alimentos ricos em hidratos de carbono e açúcares. Especialmente quando consumidos à noite estes alimentos deixam-nos agitados e stressados evitando que o sono seja repousado e rejuvenescedor como deveria ser. Evite consumir bolachas, bolos, mousses, croissants ou sandes mais calóricas ao longo do dia durante esta fase e opte por fruta, alimentos ricos em cereais integrais e proteínas magras.
  • Carnes vermelhas e processadas. Tal como os alimentos ricos em gordura, as carnes vermelhas e processadas sobrecarregam o estômago e tornam a digestão difícil o que, por sua vez altera os nossos padrões de sono e de stress. Opte por carnes brancas, peixe e ovos e evite os enchidos e as carnes processadas como fiambre e salsichas no seu dia-a-dia.
  • Alimentos picantes e muito condimentados. Apesar de serem alimentos excelentes para ativar o metabolismo e diminuir a inflamação, estes alimentos deixam-nos mais agitados e podem tornar-nos mais impacientes ou até evitar que durmamos bem e de forma descansada. Durante este mês deixe os alimentos muito condimentados apenas para as ocasiões especiais.
  • Grandes quantidades. Sempre que comemos muito aumentamos a probabilidade de refluxo e azia que nos deixam mal dispostos e desconfortáveis. Tente comer de forma regular e frequente ao longo do dia e evite refeições muito abundantes. Especialmente à noite.

Sempre que se sentir mais stressado procure alimentos com baixo teor de gordura, pobres em açúcar e ricos em fibra, faça 5 a 6 refeições por dia e beba infusões de camomila, cidreira, menta, erva-principe e limão.

 

Siga o trabalho da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida AQUI.