Informação sustentável para uma vida mais consciente

Informação sustentável para uma vida mais consciente

histórias que nos inspiram

Marcas, pessoas, projetos e objetos
DR
Nuno e Fernando Bam & Boo

Fernando Ribeiro e Nuno Catarino

Fundadores da The Bam & Boo

Nuno Catarino e Fernando Ribeiro criaram a The Bam & Boo em 2017 e hoje já fazem chegar a dezenas de países as suas escovas dos dentes de bambu 95% biodegradáveis. O projeto digital, assente num modelo de subscrição, mas também com venda nalguns pontos físicos e online, é inspirador. Pedimos-lhes que nos contassem a sua história de sucesso

 

Colegas de trabalho e amigos, decidimos fundar a nossa consultora de marketing em 2017, a Lisbon Marketing United. A ideia para a The Bam&Boo surgiu pouco depois, entre conversas de amigos e da nossa vontade de usarmos a nossa experiência de marketing num projeto próprio na área da sustentabilidade e do e-commerceDo well by doing good – faz bem fazendo o bem. Sustentabilidade, porque é um dos nossos valores comuns e pessoais. Já que queremos fazer alguma coisa, que seja com impacto positivo. E e-commerce de forma a podermos alcançar uma audiência maior sem restrições físicas e que nos permitisse a interação direta com o cliente.

Queríamos que a ideia pudesse ser humanizada, pelo que criámos duas personagens: o Bam é o panda e representa a força delicada da natureza; e a Boo, uma menina de 5 anos que representa a humanidade numa das suas fases mais bonitas – a infância, genuína, pura e curiosa. Daí o nome The Bam & Boo. 

O nosso propósito é mudar consciências para um estilo de vida mais sustentável. E nada melhor do que começar com um objeto tão banal, mas tão diário e frequente como uma escova de dentes. Com este projeto, pretendemos trazer uma maior sustentabilidade ecológica e social ao mercado da higiene oral. Atualmente, apenas na Europa, são produzidas mais de mil milhões de escovas de dentes de plástico por ano. E mais de cinco mil milhões em todo o mundo. A maior parte delas vão diretamente para os aterros e apenas uma pequena parte é reciclada. Acreditamos que mesmo as coisas mais básicas da vida devem ser repensadas para serem mais funcionais e amigas do ambiente.

Começámos com uma escova de dentes e estamos agora a lançar uma pasta de dentes vegan e natural. Ambas passaram a ser, a partir deste ano, Climate Neutral. Ou seja, a pegada de CO2 de ambos os produtos é anulada pelo investimento em projetos de captação de CO2.

 

Desafios todos os dias

Na The Bam & Boo, pensamos que nos distinguimos pelo nível de serviço, porque investimos muito na área de desenvolvimento de produto, de experiência, gestão de conveniência/subscrição e customer service. E também acreditamos que temos peso da nossa comunidade, uma vez que tivemos a sorte de conseguir construir uma comunidade sólida de clientes e amigos, que vemos como fazendo parte do nosso ADN e que nos ajudam em todos os aspetos na gestão da marca.

Todos os dias temos desafios. Seja por sermos pequenos e por termos de conseguir fazer um pouco de tudo; seja porque estarmos a fazer coisas novas, pelo que há sempre desafios com que nos defrontamos pela primeira vez (sobretudo em operações); seja por querermos encontrar melhores caminhos ou alternativas mais amigas do ambiente na área de desenvolvimento de produto (e, neste caso, há muitas ideias que ainda não conseguimos concretizar).

Não estamos nem somos 100% do que gostaríamos de ser, mas ficamos contentes quando conseguimos avançar um pouco mais. Como diz Anne-Marie Bonneau: “Não precisamos de uma mão cheia de pessoas a serem zero waste de forma perfeita. Precisamos de milhões de pessoas a serem-no de forma imperfeita.”

 

Os produtos The Bam & Boo vendem-se na Fair Bazaar aqui.