Informação sustentável para uma vida mais consciente

Informação sustentável para uma vida mais consciente

histórias que nos inspiram

Marcas, pessoas, projetos e objectos
Too Good To Go

Fair News

Sofia Dezoito Fonseca

Too Good to Go. Ou em bom português: bom demais para deitar fora

Foi em outubro de 2019 que a Too Good to Go chegou a Portugal, com um compromisso inovador: combater o desperdício alimentar através de uma aplicação móvel. Hoje conta com 590 Mil utilizadores e 2 400 parceiros, que juntos já salvaram 400 000 refeições do desperdício.

A ideia surgiu na Dinamarca e foi implementada em 2016. Hoje, está presente em 15 países, entre eles o nosso. E que ideia inovadora foi esta? Combater o desperdício alimentar, através de uma aplicação que agrega vários estabelecimentos comerciais que disponibilizam os seus excedentes alimentares. São esses excedentes que vão dar origem às Magic Boxes, que depois qualquer utilizador poderá adquirir através da aplicação da Too Good to Go, a um terço do preço de venda original.

Combater o desperdício

Sabia que um terço de toda a produção alimentar humana é desperdício? Na Europa, cerca de 88 milhões de toneladas de alimentos são desaproveitados anualmente, com um custo associado de 143 biliões de euros. Em Portugal, 1 milhão de toneladas de alimentos são deitados para o lixo, o que levou à publicação de um conjunto de medidas no âmbito da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar.

Uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030 é reduzir para metade o desperdício de alimentos per capita a nível do retalho e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e de abastecimento.

Nada se perde, tudo se transforma

A Too Good To Go está já agir nesse sentido, fazendo a ponte entre cada ponto de venda e o consumidor. Todos ganham: os estabelecimentos não deitam fora os seus excedentes, o consumidor compra produtos alimentares ainda em boas condições e a um preço muito em conta e o planeta sai sem dúvida muito mais beneficiado. Um excelente exemplo de como deve funcionar a economia circular!

 

Salvar comida à distância de um clique – siga os passos

Passo 1: descarregar a aplicação Too Good To Go, que está disponível de forma gratuita para IOS e Android.

Passo 2: fazer uma pesquisa pelos estabelecimentos da zona de cada utilizador e assim salvar o número desejado de Magic Boxes – que varia de estabelecimento para estabelecimento.

Passo 3: dirigir-se ao local para efetuar a recolha. O pagamento é feito através da aplicação, e o recibo é gerado na altura da recolha, no local e horário estabelecido e indicado na aplicação, pelo próprio estabelecimento.

 

Saiba mais em https://toogoodtogo.pt/